Na tarde desta segunda-feira (11/12), 24 representantes da Mozambique Research and Education Network (MoREnet), a rede acadêmica de Moçambique, participaram de um workshop sobre atividades de P&D da RNP que incluiu um tutorial sobre o FIBRE.

Durante a atividade, além de assistirem a uma apresentação sobre o testbed, os participantes puderam criar contas no FIBRE e acompanhar uma demonstração de uso do ambiente de experimentação.

Para Rogerio Muhate, que participou do tutorial, o FIBRE será útil no processo de homologação de novos projetos na rede da MoRENet. “Também pode ajudar muito no ensino de redes, uma vez que já vem com todo ambiente pronto e quase real. Deixaríamos de usar várias ferramentas, tais como packet tracer”, explica Rogério.

Nélio Duvane, também participante do evento, destacou que além das vantagens no ensino de redes de computadores, o caráter internacional do FIBRE abre possibilidades de mais interação com outros profissionais da área espalhados pelo mundo.

O workshop desta segunda-feira integra o conjunto de ações previstas no Programa de Formação de Formadores em TIC, realizado entre Brasil e Moçambique, iniciado em setembro.

Durante esta fase do programa, técnico-profissionais e técnicos da Direção Nacional do Ensino Técnico (DINET) e da Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), serão capacitados em diversos temas relacionados às redes de computadores.