No final de 2017, no Rio de Janeiro, foi realizado o segundo encontro do Global Experimentation for Future Internet (GEFI), grupo formado por pesquisadores da União Europeia, Estados Unidos, Brasil, Japão e Coreia do Sul para definir os rumos da colaboração global em Internet do Futuro.

O objetivo do GEFI é incentivar a comunidade de pesquisa em novas arquiteturas de internet a realizar atividades colaborativas em nível global. Neste contexto, iniciativas como o FIBRE se mostram fundamentais para o avanço da pesquisa, pois oferecem condições de teste bastante similares à realidade, cuja reprodução em laboratórios locais seria inviável.

Os temas escolhidos para discussão no encontro GEFI foram: reprodutibilidade de experimentos; extensibilidade dos ambientes de experimentação; Infraestruturas definidas por software (SDX, na sigla em inglês) e adoção de Edge Computing para aplicações com requisitos de baixa latência.

O FIBRE esteve mais presente na sessão sobre extensibilidade dos testbeds, em duas apresentações: do pesquisador Cesar Marcondes, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSCar), que falou sobre a flexibilização de recursos do testbed NetFPGA; e do pesquisador Leobino Sampaio, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que apresentou uma rede experimental (BAMBU) implementada a partir da Rede Metropolitana de Salvador (RemeSSA) como uma extensão do FIBRE.

A sessão incluiu apresentações de pesquisadores dos Estados Unidos, Japão, França e Bélgica, além de discussões sobre a importância da escalabilidade e seus principais desafios, como os possíveis impactos no gerenciamento dos testbeds.

As principais discussões realizadas durante segundo encontro do GEFI foram resumidas em um relatório disponível em: goo.gl/djDS4m 

Também é possível acessar todas as apresentações do evento em: http://indico.rnp.br/conferenceDisplay.py?ovw=True&confId=243

SAIBA MAIS

Conheça as outras iniciativas ao redor do mundo que, assim como o FIBRE, possibilitam a pesquisa em redes de computadores:

Chameleon    http://www.chameleoncloud.org

CloudLab    https://cloudlab.us

Fed4Fire Federation https://www.fed4fire.eu/

FIT https://fit-equipex.fr/

FUTEBOL http://www.ict-futebol.org.br

GENI http://www.geni.net

GRID5000  https://www.grid5000.fr

JGN http://www.jgn.nict.go.jp/english/

KREONET-S http://www.kreonet-s.net/

OneLab https://www.onelab.eu