(This news item is presented in Portuguese only)

*** Esta chamada não é mais corrente. Veja a publicação do resultado ao final da página ***

Objetivo:
Desenvolvimento de material educacional para incentivar o uso do testbed em aulas de redes de computadores (nível técnico, graduação ou pós-graduação).

Público-alvo:
Professores e instrutores de disciplinas de redes de computadores e sistemas distribuídos ou cursos de extensão.

Submissão e avaliação:
A submissão de propostas deverá ser realizada através do seguinte formulário eletrônico online, na forma de proposta de aula de laboratório de rede de computadores. O proponente deverá especificar, entre outras coisas, o enunciado do exercício/atividade proposta e os recursos necessários para o experimento (e.g., quantidade de VMs e switches).

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc81DSH71DG0kBsRwGixedYIfgOJs3-g7qO7EyiqClWnyfkWA/viewform

Poderão ser submetidas propostas de atividades relacionadas ao ensino básico de rede de computadores e sistemas distribuídos, redes definidas por software (SDN), redes sem fio (fazendo uso dos pontos de acesso programáveis Wi-Fi disponíveis em algumas ilhas de experimentação) ou redes de sensores (fazendo uso do testbed TEI/Céu na Terra).

Na avaliação dos trabalhos serão considerados critérios como a viabilidade de execução na infraestrutura disponível e a facilidade de replicação da atividade para vários alunos (ou grupos de alunos) durante a aula de laboratório.

Serão melhor avaliadas propostas que explorem a natureza distribuída do testbed, fazendo uso de recursos computacionais alocados em mais de uma ilha de experimentação (se aplicável).

Deverão ser evitadas propostas de atividades educacionais que já foram implementadas no testbed FIBRE e documentadas. Tais atividades estão disponíveis para a consulta do proponente através da seguinte URL: https://www.fibre.org.br/documentation/courseware/

A proposta deverá ser submetida por um professor (nível técnico, graduação ou pós-graduação) ou por aluno de disciplina de Estágio de Docência em cursos de pós-graduação. Os organizadores desta chamada reservam-se o direito de considerar as informações do Sistema Lattes para verificação.

O comitê de seleção será formado por um grupo de pelo menos 3 professores convidados das instituições participantes do FIBRE, evitando a participação de avaliadores procedentes da mesma instituição dos proponentes, por razão de conflito de interesses.

Elegibilidade:
Desenvolvedores, analistas e operadores atualmente contratados pelo testbed FIBRE, que também atuem como professores, não estão impedidos de concorrer.

Financiamento:
As três melhores propostas submetidas poderão ser financiadas com um contrato no valor de R$ 1.000,00 mensais (valor bruto) para implementar e documentar a atividade proposta. O contrato terá a duração de 3 meses. O professor proponente selecionado poderá indicar um aluno ou assistente para ser o beneficiário do contrato.

Entrega final:
Ao final do período de 3 meses deverá ser entregue a documentação da atividade educacional na forma de um “guia passo-a-passo” a ser disponibilizado publicamente na URL: https://www.fibre.org.br/documentation/courseware/
O guia deverá ser ilustrado com diagramas e screenshots para facilitar o entendimento e sua reprodução por outros professores. Caso prefira, o proponente poderá entregar a documentação final no formato de vídeo-aula.

Datas importantes:

  • Lançamento da chamada: 4 de julho
  • Prazo para a submissão de propostas: 6 de agosto 10 de agosto
  • Resultado da avaliação: até 25 de agosto
  • Período de contratação dos trabalhos: de 1 de setembro a 31 de novembro.

Dúvidas:
Dúvidas sobre o workshop podem ser encaminhadas para o e-mail info@www.fibre.org.br


Resultado da avaliação:

  1. Negação de Serviço e Análise de Tráfego (prof. Eduardo Pagani Julio – UFJF)
  2. Laboratório Configuração do Protocolo RIP (profa. Gracieth Mendes Valenzuela – IFMS)
  3. Sistema de Prevenção de Intrusão baseado em SDN/OpenFlow (prof. Leobino N. Sampaio – UFBA)