Este ano, o FIBRE está presente em todos os dias do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2018), realizado na cidade de Campos do Jordão (SP).

A participação já começou no domingo, dia 6/5, quando Luiz Eduardo Folly de Campos, engenheiro de redes da FIBREnet, apresentou o artigo FIBREnet – o backbone do testbed FIBRE durante o IX Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF 2018).

No mesmo dia, o gerente do FIBRE na RNP, Leandro Ciuffo, representou o testbed no painel de encerramento WPEIF 2018, ao lado de outras três iniciativas semelhantes, FIWARE, FUTEBOL e 5GINFIRE. Foram apresentadas oportunidades para a pesquisa experimental e para o desenvolvimento de uma nova geração de aplicações e serviços utilizando estas infraestruturas. O painel também incluiu a discussão sobre os esforços conjuntos de integração entre as instalações, que poderão criar oportunidades a toda comunidade brasileira envolvida nessa área de estudo.

Ainda durante o WPEIF, Diego Frazatto Pedroso, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresentou o artigo Proposta de Testbed para Experimentação de Plano em Dados em Redes, que utiliza os recursos da ilha do FIBRE nesta instituição.

 

 

WRNP

Ontem e hoje, dias 7 e 8/5, o FIBRE faz sua já tradicional participação no Workshop RNP (WRNP), no painel Plataformas de Experimentação, com a participação de Leandro Ciuffo, e na área de expositores. A grande novidade este ano é o lançamento do novo software de controle do testbed, o OMF6 – cOntrol and Management Framework version 6. A principal vantagem deste software é a possibilidade de uso em outros equipamentos, além dos dispositivos de redes. Baseado em scripts OEDL, o OMF6 também possibilita a repetitividade e replicabilidade de experimentos, o que contribui para seu uso em sala de aula.

No stand do FIBRE será demonstrado o novo portal do testbed e o workflow de experimentação no OMF6. Um script básico simulará um experimento entre duas ilhas, utilizando uma máquina virtual em cada uma e a topologia virtual para fazer a conexão entre elas.

A área de expositores do WRNP estará aberta aos participantes do SBRC até esta terça-feira às 16h. Além do FIBRE, também há stands dos tesbeds FIWARE e FUTEBOL e várias outras iniciativas na área de redes de computadores, como os Grupos de Trabalho da RNP (GTs). Conheça todos os expositores do WRNP aqui: https://wrnp.rnp.br/expositores

SALÃO DE FERRAMENTAS

Encerrando a participação do FIBRE no SBRC, no dia 10/5, Adriana Viriato e Ítalo Valcy, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentarão o artigo SDN- IPS: Uma Ferramenta para Contenção Automatizada e Colaborativa de Ataques Cibernéticos Baseada em SDN, e utilizará o testbed na demonstração desta ferramenta.

Serão apresentados dois cenários: um prevê a contenção de um ataque interno por máquinas infectadas por vírus Worms, no qual a máquina interna é isolada em uma quarentena; e outro simula um Ataque de Negação de Serviço, no qual o host remoto é bloqueado na borda da rede. Também será demonstrado como o SDN-IPS pode ser utilizado para a contenção colaborativa de ataques utilizando o padrão BGP FlowSpec.

No passado, o FIBRE já foi apresentado como ferramenta durante o evento, mas esta será a primeira vez que uma demonstração no Salão de Ferramentas será feita utilizando o FIBRE como ambiente para experimentação.